domingo, 2 de agosto de 2015

Dia do crepe com o 6º ano.

Fizemos crepe com a turma do 6º ano no último dia de aula, antes do recesso escolar, no entanto não aparece as fotos do crepe, não deu tempo de tirar. Hehehehe! Mas segue a receita:
Massa de crepe:
3 ovos
9 colheres de açúcar (cheia).
1 colher de sal (rasa).
1 colher de margarina (cheia)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de maisena.
Mais ou menos 800 ml de leite.
1 colher de fermento
Farinha até o ponto de panqueca.
Recheio de sua preferência.
Boa crepada.



Poemas do 7º Ano

Trabalhamos com o 7º ano Poemas, todos os alunos fizeram no entanto somente esses serão postados, pois somente essas alunas NOTA 10 entregaram para postar. Beijinhos no coração de todos. Que Deus continue abençoando muito vocês todos.

Flor       

Eu tenho uma flor,
Uma flor do campo.
Cuido com amor...
Por ela me encanto.

Eu terei uma Flor,
Uma flor do campo.
Cuidarei com amor...
Por ela me encantarei.
Ana Júlia  Barpi

Imaginar

Sonhei que estava voando
Num avianzinho de papel
Descidi descer no pique da montanha
Que beleza deslumbrante!
Essa natureza cantante!
Sonhei que estava voando
Num aviãozinho de papel
Embarquei novamente
Para poder voltar ao céu
Devia voltar pra casa
Bem antes do amanhecer
Porque senão acordo
E não posso mais voltar
Nessa linda viagem mágica.
Amanda Duane Quadros Pereira

domingo, 28 de junho de 2015

Palestra "Segurança na Escola ou Escola Segura"

Os alunos do matutino participaram de uma palestra com o Cabo Marcelo da Polícia Militar, o qual nos falou da diferença entre "Segurança na Escola ou Escola Segura" e o que queremos. Os alunos então fizeram um resumo sobre o que compreenderem sobre ela. Acompanhem.

Palestra

O policial Marcelo nos contou várias histórias, experiências relacionadas às drogas, estudo, disciplina escolar, alguns direitos e deveres de um estudante. Assuntos bem importantes para um futuro além do melhor, ideal, assuntos de “se parar e pensar”, mas o que eu achei bem interessante foi o modo que ele falou e se expressou, e as suas brincadeiras e piadas que acabou deixando a palestra mais interessante e divertida.
A palestra tratava sobre “Prevenção á Violência Escolar”, onde o policial nos explicou até alguns tópicos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além do policial falar de assuntos relacionados à escola, ele também comentou sobre “minha imagem na sociedade”. Ele contou e mostrou imagens através de slides sobre fatos e influências de alguns estudantes que não escolheram um futuro ideal á sua vida, casos impressionantes, alguns até com mortes.
E o que eu mais achei interessante, que eu ainda não tinha conhecimento é sobre as regularidades e a prisão para “crianças” de menor, ele mostrava imagens que nos trazia mais conhecimento e aprendizado, eu achei interessante, que mesmo sendo “crianças” de menor, quem trabalha na prisão não dá mole não, o policial contou que tem hora exata para refeições, ir ao banheiro. E lá de vez em quando quem se comportava, poderia ficar exatamente uma hora no sol ao ar livre, porque onde eles ficam e passam a maior parte de seu tempo são em lugares fechados, espaços que nem janela possuía.
Obrigada ao policial Marcelo e a Escola Santa Rita por me dar esta oportunidade e me trazer ainda mais conhecimento, e me ensinar um futuro ideal e melhor a minha vida. 
Kamile Augestem

Drogas e a dependência

Hoje em dia, são vendidas substâncias, que principalmente jovens são vitimas. Mas a pergunta é: O que os leva a dependência? O porquê? As amizades são a principal influência, que leva a curiosidade a querer experimentar coisas novas.
Jovens e adolescentes que não tiveram amor, apoio, ou estrutura familiar que não a ajudou enfrentar os problemas, acabaram se jogando no mundo da marginalidade e do mal das drogas, ou seja, substâncias como ela seja apenas o começo para o caminho de tantas coisas ruins.
Devemos tomar consciência, pois o mundo está cada vez mais perigoso, mostrar que somos “gente” melhor e que somos o futuro bom e do bem, pois de ruim do mundo está definitivamente cheio de coisas que nos levam ao mau caminho.
Amanda Duane Quadros

  Palestra

Foi realizada uma palestra sobre violência, drogas na escola, o cuidado que devemos ter e foram apresentados alguns acontecimentos sobre o assunto.
A violência na escola é um ato muito forte hoje em dia, pois não se trata apenas de brigas, se trata de morte, a violência na escola está cada vez mais forte sendo assim quando um professor vê uma briga não sabe o que fazer.
Hoje em dia alguns alunos oferecem para outros (escondidos) drogas, mas que tipo de drogas? Cigarros, cocaína, ou até mesmo maconha, quando se flagra um aluno com drogas é indicado que chamem a policia.Concluímos que as escolas estão cada vez mais perigosas e que devemos tomar cuidado com toda essa violência.
Luiza

Escola segura ou segurança na escola

Hoje em dia, infelizmente convivemos com a violência dentro de muitas escolas e ela pode se apresentar tanto como violência física ou verbal, através do bullyng.Em muitos casos não é nem violência física ou verbal, pode ser casos de drogas como já aconteceu em escolas de varoas cidades.As violências física, verbal, psicológicas e emocional podem ser tratadas de várias formas, existe um sistema chamado ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).Esse sistema chamado Eca, tem como objetivo reeducar crianças e adolescentes que em muitas vezes não estão com comportamento adequado perante a sociedade.Essas crianças e adolescentes para mudarem seus comportamentos tanto na escola como na rua, devem fazer trabalhos comunitários para a sua cidade.A família vitima da agressão física ou verbal pode pedir uma indenização contra a família da criança ou do adolescente que pratica a violência.Quando não mudam seus comportamentos, eles vão para u lugar próprio para menores.Foi possível aprender que a violência nas escolas está mais grave do que imaginamos, mas para isso podem ser tomadas medidas de reeducação para crianças e adolescentes.
Samuel   

Palestra
No dia 17/06/15, tivemos uma palestra super importante com o policial militar Marcelo (cabo).
Na palestra, ele além de opinar, nos informou sobre a falta de segurança em algumas escolas de Chapecó.
Falou também sobre a ECA (estatuto da Criança e do Adolescente) onde medidas rígidas são tomadas quando as crianças e adolescentes de menor desrespeitam leis, praticam bullyng, quebram espaços públicos, ou até, levam armas e drogas para a escola.
Eu acho que ele falou coisas super úteis para o desenvolvimento de todos lá presentes.
Pois ele chamava a atenção pelas palavras fortes que usava, pelo jeito que expressava as palavras ditas.
Concluindo, acho que ele saiu super bem e que pelas imagens fortes que mostrava, fez cada um reconhecer em si mesmo o que deveria mudar para ser cada vez melhor.
Isadora Lima

Palestra
Dias atrás eu tive uma palestra educativa sobre “Segurança na Escola ou Escola Segura”, com o Policial Marcelo.
O policial nos ensinou e mostrou que precisamos ter atenção, disciplina, esperteza para reconhecer as más intenções dos supostos amigos e desconhecidos, saber dizer não e ser firme é ter conhecimento dos efeitos das drogas na vida das pessoas.
Uma boa dica é não aceitar alimentos e bebidas de pessoas estranhas, ter cuidado com os pensamentos do mal e aprender afastá-los da mente.
Cultivar os pensamentos do bem e sempre ouvir os conselhos dos pais.
Eu aprendi que devo ficar longe das drogas e bebidas alcoólicas e selecionar minhas amizades e seguir o caminho do bem.
Arthur F. Borges 

A palestra com Marcelo
Hoje em dia existe muitos adolescentes que estão na cadeia por motivos variados, muitos alunos “arteiros” diz o cabo Marcelo que está na policia militar a 17 anos, são os principais.
Diz ele que muitos adolescentes fogem da escola por más influências de pessoas ruins que os levarão ao mau caminho e isso faz eles ir parar nas prisões ou diversas coisas diferentes.
Eu gostei muito de sua palestra, pois falou do que poderia acontecer se nós fossemos fugir das escolas e ir para o mau caminho.
Richard Silveira de Ávila

Gênero Textual - entrevista

Os alunos do 8º ano trabalharam a entrevista, sua tarefa era entrevistar uma pessoa que lhe contassem sobre a sua profissão. E assim fizeram. Primeiro fizerem o roteiro das questões, depois foram a campo fazer a entrevista, depois da coleta do material tinham que transformar em texto, vejam como ficou uma das entrevistas. Essa foi autorizada para publicação.

Entrevista com um PM.

O entrevistado Wendel é policial militar e trabalha nessa profissão, pois sempre quis e apareceu a oportunidade.
Wendel diz que seu em sua profissão existem vantagens e desvantagens como em qualquer outra, as vantagens por sua vez é a estabilidade profissional, o salário não seria o justo, mas necessário; as maiores desvantagens é que se trabalha com a criminalidade o que gera certo perigo e falta de valorização profissional.
Ele está nesta profissão há treze anos e três meses (na data da entrevista), segundo ele se pudesse se pudesse voltar atrás, escolheria a mesma profissão, por ser digna, sendo que a mesma era um sonho também.
Quando perguntado sobre o que pensa sobre o país, estado e município onde vive nos dias atuais, a resposta foi: “Penso que o país está passando por um momento de insegurança, gerando uma crise que afeta todos em uma larga escala, mas é um país de muitas opções e possibilidades de melhorar”, acredita também que o nosso estado é o melhor de se viver entre o os outros do país, pois está apoiando todos os segmentos; Já o município é um grande pólo regional com várias opções de trabalho, educação e lazer e uma cidade muito bela e limpa.
Quando perguntado ao PM pudesse melhorar o mundo ele faria a sua resposta foi à seguinte: “Faria um único estado, onde os poucos que tem dividissem com os muitos que não tem, dando liberdade para que cada um construísse para o todo, porém como isso seria utopia poderíamos construir de uma maneira direta e efetiva com aqueles que vicem na miséria.

Entrevistador- Aluno Richard Silveira de Ávila 

domingo, 31 de maio de 2015

POEMAS - 6º ANO

Sempre gostei de ver aluno criando, produzindo e aprendendo. Meus alunos do 6º ano são show. Vejam só seus poemas. Amei, Parabéns, continuem produzindo, vocês são capazes de muito mais.

Poemas 6º ano. Todos os direitos reservados a seus autores.

A vida
A vida é como um jogo
Pode ser estranho, mas é verdade
Tudo depende da sua criatividade
Pois a vida pode ter diversos finais
Todos sensacionais, sem troféus
Pois os papeis da fala
A vida é extraordinária.
Lorenzo Tavorone Noal

Os sentidos do olhar
Do saber
Do escutar
Do respeitar
Do cuidar
Do amar
O professor
(Uma homenagem aos seus professores)
Bárbara Isabela Argenta Marques

Sonho
Anoitecer
Pensar
Dormir
Acordar
Estudar
Observar o sol
Dormir
Sonhar
Vinicíus Sommer

O olhar
Eu olho aquela coisa
Eu vejo ela lá parada
E penso porque não mexe.
E falo me debochando
Ela não tem vida, nem pilha
E imagino tudo com vida
O que será que eu imagino
Nem eu sei direito.
João Fernando Tombini Gonsales

O sol
O sol nasce e fica a brilhar parado a observar
A tarde fica observando parado a reinar
Ao anoitecer vai se pondo
Mas continua a brilhar
Porque esse brilho nunca vai acabar!
Erik Filipe da Silva Ferreira

A boneca
Olha que linda
Aquela bonequinha
De olhos azuis
Que quando a vemos
Olhamos e vimos às coisas boas da vida.
Os brinquedos a olham e se encantam com sua beleza.
Olha que linda
Aquela bonequinha.
Gabriela Bergamini




GÊNERO TEXTUAL - NOTÍCIA

Trabalhos na turma no 6º ano o gênero textual notícia e como aconteceu um evento no Colégio aproveitamos para ver na íntegra se os alunos tinham compreendido a estrutura da notícia. Todos estão de parabéns e fizeram suas notícias seguindo direitinho a estrutura; título, lide e corpo do texto como visto em sala, no entanto escolhemos uma para representar a turma como um todo. Parabéns Bárbara.

  24 de Maio de 2015
!!! Notícia do Dia!!!
Alunos foram à escola neste sábado, isto por um bom motivo. O Colégio Santa Rita promoveu uma confraternização entre familiares dos alunos. A primeira tarde de confraternização foi realizada das 14:30 horas ás 16:30 horas neste sábado dia 23/05.
A escola ofereceu lanches, sucos e chimarrão a todos, para as crianças foi oferecido uma variedade de brinquedos e atrações. As turmas do 6º, 7º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio declamaram poemas.

Aluna: Bárbara Isabela Argenta Marques

Gênero Textual - Reportagem

A turma do sétimo ano foi desafiada a realizar uma pesquisa sobre os acontecimentos do Nepal, em seguida montar uma reportagem sobre o assunto. Todos os trabalhos foram muito bons, foi difícil de escolher. E com autorização dos alunos estou postando algumas das reportagens criadas por eles. Parabenizo as quatro alunas que aparecerão pelo empenho e dedicação na realização desta atividade.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Brioche flor

Parece difícil mas não é.
Ingredientes
2 ovos
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
1 colher bem cheia de margarina
1 e 1/2 colher de açúcar
1 colher de fermento químico (seco para pão)
doce de leite para rechear
1 gema para pincelar.
farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e amasse bem.
 Divida a massa em 4 partes iguais.

 Estique a massa com um rolo.

 Pegue um prato para cortar. Faça isso com as 4 partes de massa.


 Passe doce de leite ou outro recheio que preferir, vá alternando as camadas.

 quando chegar na 4ª não passe nada.

 Depois coloque um copo para definir o centro da massa e corte com uma faca 4 linas.

 Divida cada uma em 4 partes iguais.
 Vai parecer uma flor.
 Agora vamos montar, pegue duas pontas e gire sentido fora 2 vezes e junte as pontas.
 Observe essa 1ª volta.

 Faça isso em toda a flor.
 Está quase pronta.
 Pincele um a gema de ovo por cima.
 Depois que dobrar de tamanho é só assar e aproveitar.
 Como dá para ver sobrou massa e fiz mais 2 em tamanhos menores, coloquei assar e papel manteiga, pois o doce de leite gruda muito.
 Se preferir em vez de doce de leite, dá para colocar brigadeiro, beijinho ou nutella.

PÉ-DE-MOLEQUE DE CHOCOLATE

Quando vamos comprar os deliciosos pé-de-moleque, nem nos damos conta que ele barato para fazer. Veja só:
Ingredientes
Chocolate para derreter de sua preferência
Amendoim torrado e sem pele.
* Cada um faz a quantia que quiser a proporção é mais ou menos 1 de chocolate para 2 de amendoim (eu prefiro assim, gosto de sentir bem o amendoim).

Derreta o chocolate no miro-ondas ou em banho Maria se preferir.
chocolate e amendoim
 Misture os dois ingredientes.
 Com o auxílio de 2 colheres faça os pés de moleques, coloque em cima de uma mesa de mármore, marmorite, ou em formas.
 Está pronto é só saborear.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Rosquinha Frita da Profª Gecilde

Neste ano que passou a nossa Querida Colega Professora Gecilde,trouxe para a escola uma rosquinha deliciosa e nos deu a receita, ela é tão gostosa e fácil de fazer que vou compartilhar.
Ingredientes
4 ovos inteiros
1 lata de leite condensado
1 colher de cachaça
2 colheres de nata ou margarina
1 colher de fermento químico (royal)
Sabor: o de sua preferência, essência de baunilha, canela, casca de limão...
Farinha até o ponto ( mais mole que dura).
Misture todos os ingredientes.
 Amasse bem, não precisa cilindrar, modele as rosquinhas e frite em óleo quente.
 Passe no açúcar, se preferir misture canela.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Prato da ceia da virada

Um prato bem balanceado.
Lentilha, arroz, abacaxi assada, carne suína com molho barbecue caseiro, salada de alface com vagens e maçã.

Artesanato - Chaleira com xícaras

Fiz para dar para uma amiga.


As poses de nossas meninas.

Pais corujas de cachorras!! Hehehehe!!!!
Que sono!

Tô mal ajeitada, mas o colinho está bom!

No noite de 31/12/14, por causa dos fogos as bonitas, dentro de casa.

Que o mundo termine em barranco, mas não acordo.

Aqui ninguém vai me achar!!!

Marcha para Jesus.

Muitos acham este ato insignificante, mas descer a avenida pedindo proteção e bençãos para a cidade, é  motivo de orgulho para quem o faz. Que Deus abençoe muito a cidade de Chapecó e seus moradores.


Aniversário do Elyanel 18 de Novembro

Parabéns fofinho. Abraços dos Dindos.

Queijo no vinho

Muitos acham que sou doida, isso ninguém precisar me dizer, eu sei, tenho gostos estranhos. Mas esse fica gostoso. Eu compro queijo colonial, e deixo de molho no vinho tinto seco, por aproximadamente 5 dias, virando para que pegue a cor dos dois lados e trocando o vinho se necessário, depois deixo escorrer para secar com papel toalha, depois que está sequinho, me divirto, o sabor do vinho fica encorporado no queijo, é tudo de bom.

Bolo de morango

Fiz esse bolo para o aniversário do meu esposo, para ele levar ao trabalho a receita do pão-de-ló, encontra-se neste blog, mas segue o esquema de como montei.
Utilizei pão-de-ló, morangos, creme de nata e merengue.
A montagem é simples e para deixá-lo, molhadinho umedeci com chá doce de folhas de figo, mas você pode utilizar o que preferir.

Bolo já úmido, com o creme de nata. 

Por cima vai merengue picado. 

Coloque bastante merengue.

Por cima coloque morangos, não dá para ser mesquinha, é bastante morango.
 Vá alternado essas camadas, fiz duas camadas bem recheadas. cobri com um pouco de creme de nata que tinha sobrado e glacê real, decorei com glacê real e morangos.

Ficou gostoso, não sobrou nem pra mim provar.

Doce de ovos

Esse doce é muito consumido em países da Europa, eu utilizei para rechear um bolo.
Para cada gema, 1/3 de xícara de açúcar.
Usei 3 gemas coadas, desta forma não fica com gosto de ovo.
Preparo: Leve o açúcar ao fogo com um pouco de água suficiente para deixá-lo úmido. quando ele começar a borbulhar, leve as gemas coadas (coa-se, passando elas por uma peneirinha para separa a pele que envolve a gema - dessa forma não fica com gosto forte de ovo), mexa sem parar pois o ponto da em seguida, coloque essência de baunilha ou outra que preferir. Deixe esfriar e sirva, ou utilize com eu para recheio de bolo, fica uma delícia.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Danoninho Caseiro

Ingredientes
1 caixa de leite condensado
2 caixas de creme de leite
1 copo de iogurte natural
1 pacotinho de suco sabor morango.
Misture tudo no liquidificador e bata bem.
 Coloque em uma vasilha com tampa, leve a geladeira e está pronto o seu danoninho.


Rende aproximadamente 900 ml.